Brinquedos não estruturados
estimulam muito mais a inteligência da criança e são importantíssimos para o
desenvolvimento dos pequenos. Sejam eles potes, colheres de silicone, tampas de
amaciantes, latas de leite vazias, estes objetos proporcionam um mundo de
fantasia, imaginação e criatividade para a criança.
Quando exigido da criança
estruturar seu próprio brinquedo ou brincadeira, permitem que algumas funções
cognitivas sejam estimuladas, pois para estruturar-se eles precisarão de
organização, planejamento, flexibilidade cognitiva, criatividade, manutenção da
atenção, memória operacional e diversas outras capacidades mentais.
Objetos não estruturados
trabalham na criança a resolução criativa de problemas. Uma caneta, ao mesmo
tempo que pode ser um telefone, vira um avião e pode ser ninado como uma boneca
nana nenê. Um pote maior não cabe em outro menor. O contrário sim. A noção de
encaixe, pensamento lógico e matemático está nítido nesse processo de
estruturar o não estruturado.
Além disso, ficam muito mais
tempo entretidos na brincadeira pois eles têm que construir o que, diferente do
brinquedo caro, não veio pronto.
Crianças que brincam com
sucata, recicláveis, potes e afins vão melhor na escola, aprendem com mais
facilidade, são mais criativos, pensam fora da caixa.
Texto extraído
do site: https://www.mamaeplugada.com.br/brinquedos-nao-estruturados-e-sua-importancia-no-desenvolvimento-da-crianca-2827 em
29/05/2019