segunda-feira, 11 de maio de 2020

Hora da História!

📚 "O caso do bolinho", de Tatiana Belinky. 
Vamos assistir essa versão cantada desse divertido livro da Tatiana?
Contem pra gente se as crianças gostaram!! 😍


AUTORA DO MÊS: TATIANA BELINK 📚

Tatiana Belinky (1919-2013) foi uma escritora de literatura infanto-juvenil, foi roteirista e tradutora de grandes obras russas e a responsável pela primeira adaptação para a televisão de O Sítio do Pica-pau Amarelo.
Ela nasceu em São Petersburgo, na Rússia, no dia 18 de março de 1919 e veio para o Brasil em setembro de 1929, fixando residência em São Paulo.
Tatiana Belinky foi a responsável pela popularização da obra de Monteiro Lobato, adaptou a “A Pílula Falante” e “O Casamento de Emília”, com grande sucesso.  Foi convidada para a TV Tupi, onde o TESP levou ao ar o programa “Fábulas Animadas”. Fez a primeira adaptação para a televisão de “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, com cerca de 350 episódios. Fez roteiros também para o programa “Teatro da Juventude”.
Ao deixar a televisão Tatiana Belinky passou a ser a responsável pela organização do setor infanto-juvenil da Comissão Estadual de Teatro. Durante sete anos, de 1972 a 1979, passou a escrever para colunas semanais sobre teatro e literatura infantil para vários jornais de São Paulo, entre eles, a Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Jornal da Tarde.
Tatiana Belinky recebeu importantes prêmios, entre eles, o Prêmio Jabuti, em 1994, com o livro "A Saga de Siegfried" e o Prêmio Fundação Nacional do Livro Infanto e Juvenil, 2003, categoria poesia, com o livro "Um Caldeirão de Poemas". Em 2009 foi eleita para a cadeira nº 25 a Academia Paulista de Letras.
De sua vasta obra destacam-se “O Caso dos Bolinhos”, “O Grande Rabanete”, “Tatu na Casca”, “Coral dos Bichos”, “Saladinha de Queixas”, “Olhos de Ver”, “Transplante de Meninas” e “O Livro das Tatianices”.
Tatiana Belinky faleceu em São Paulo, no dia 15 de junho de 2013. [Fonte: https://www.ebiografia.com/]