terça-feira, 18 de maio de 2021

Autor do mês

 📚AUTOR DO MÊS

Mauricio de Sousa (1935) é um cartunista e empresário brasileiro. Criou a "Turma da Mônica", e vários outros personagens de história em quadrinhos. É membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira nº. 24. É o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.

Mauricio de Sousa nasceu em Santa Isabel, São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Filho do poeta Antônio Mauricio de Sousa e da poetisa Petronilha Araújo de Sousa passou parte de sua infância em Mogi das Cruzes. Desde pequeno, sua brincadeira favorita era desenhar e assim ele enchia as páginas de seus cadernos escolares. Nessa época, desenhou seu primeiro personagem, que ele chamou de Capitão Picolé. Mais tarde, passou a ilustrar pôsteres e cartazes para os comerciantes da região. Em 1954, com 19 anos mudou-se para São Paulo e se apresentou na redação do jornal Folha da Tarde, carregando uma pasta cheia de desenhos para ser ilustrador, mas eles precisavam de um repórter policial. Ele aceitou.

Em 1959 convenceu o editor a publicar uma tirinha vertical semanal, e a partir daí, trocou a máquina de escrever pela prancheta. Nessa época, criou seu primeiro personagem - o cãozinho "Bidu" e seu dono “Franjinha”. A partir de uma série de tiras em quadrinhos com "Bidu e Franjinha". Nos anos seguintes foram surgindo novos personagens.

Cebolinha

Cebolinha, o garoto de cabelos espetados, que fala trocando o “R” pelo “L”, foi inspirado em um garoto de Moji das Cruzes. Criado em 1960, se tornou parceiro de aventuras, ou vítima, da Mônica, a qual vive tentando derrotar com seus planos infalíveis. Sua primeira revista foi lançada em 1973.

Cascão

O Cascão foi criado em 1961, mesmo com sua mania de sujeira, teve aceitação imediata, e com grande popularidade teve sua revista própria criada em 1982.

Mônica

A filha de Mauricio, Mônica, foi a inspiradora da Mônica dos quadrinhos. Criada em 1963, como personagem secundária, fez sua estreia na tira de nº. 18 do Cebolinha, juntamente com seu coelhinho Sansão (que ainda não tinha nome). O desenho da Mônica passou por diversas modificações e com o sucesso, acabou ganhando revista própria, em maio de 1970. Aos poucos, Mônica se tornou a líder imbatível dos leitores.

Magali

Também inspirada na filha de Mauricio, que tinha um gato siamês, Magali dos desenhos tem um gato angorá chamado Mingau. Tem também um enorme apetite. Criada em 1963, teve sua revista lançada em fevereiro de 1989.

Entre os outros personagens da “Turma da Mônica” destacam-se: Chico Bento, Rosinha, Penadinho, Jotalhão, Horácio, Anjinho, Piteco, Floquinho, Tina, entre outros.

Em 1986, Mauricio saiu da Editora Abril, e levou seus personagens para a Editora Globo. Em 1998, recebeu do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a medalha dos Direitos Humanos. Em 2006 saiu da Editora Globo, e ingressou na Editora Panini, uma multinacional italiana.

Em 2007, Mônica foi homenageada "Embaixadora do UNICEF". Pela primeira vez um personagem de histórias infantis recebe esse título. Na mesma cerimônia, Maurício de Sousa foi homenageado "Escritor para Crianças do UNICEF". Em 2008 o Ministério do Turismo nomeou Mônica "Embaixadora do Turismo Brasileiro".

A publicação da "Turma da Mônica Jovem", uma linha de personagens com 15 anos de idade, vendeu em 2008, mais de um milhão e meio de exemplares, dos quatro primeiros números da revista. Nas comemorações do centenário da Imigração Japonesa para o Brasil, Maurício criou os personagens "Tikara" e "Keika", que foram incorporados às histórias da Turma da Mônica.

Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 50 países. O autor já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas. Os quadrinhos se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CDs, livros tridimensionais e livros em braile.

Mais de 100 indústrias nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 2.500 itens com os personagens de Mauricio de Sousa, entre jogos, brinquedos, roupas, calçados, decoração, papelaria, material escolar, alimentação, vídeos e DVDs, revistas e livros. Em 2013, a "Turma da Mônica" comemorou seus 50 anos.

Prêmios - Títulos - Homenagens

Prêmio Gran Guinigi, pela revista Mônica (Itália, 1971)

Troféu Yellow Kid, o Oscar dos Quadrinhos Mundiais (Itália, 1971)

Prêmio de Literatura Infantil da ABL (Brasil, 1999)

Doutor Honoris Causa da Universidade La Roche (Pittsburgh, 2001)

Medalha do Vaticano (Washington, DC, 2004)

Homenagem da Escola de Samba Unidos do Peruche (São Paulo, 2007)

Medalha de Vermeil (França, 2008)

Prêmio Pulcinella, pelo conjunto da obra (Itália, 2011)