sexta-feira, 31 de maio de 2019

Campanha Papa Óleo


     A Campanha Papa Óleo troca barra de sabão ecológico por óleo de cozinha usado, em São Bernardo do Campo. O projeto é resultado da parceria firmada entre a prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Triângulo.


Como funciona?

     Nossa escola é um dos pontos de troca de óleo. Basta trazer 2 litros de óleo de cozinha usado (armazenados em garrafa PET) e você receberá em troca 2 pedras de sabão ecológico, que são produzidos no Instituto Triângulo. A troca é realizada durante todo o ano.


Por que armazenar em garrafa PET?

     A garrafa PET com tampa de rosca é um recipiente muito resistente, não exala nenhum tipo de odor e pode ser guardada em qualquer lugar sem atrair insetos, ratos ou baratas. Em caso de acidente, uma queda por exemplo, a garrafa PET também evita o vazamento do óleo. Além disso ela também pode ser reciclada após ser recolhida do posto de troca.


Por que reciclar o óleo?

     Todos os meses 90 milhões de litros de óleo usado são jogados de forma errada nas pias e ralos. O óleo de cozinha depois de usado, se torna um dos principais causadores da morte dos rios e da proliferação de ratos e baratas nas cidades. Isso acontece porque o descarte pela pia permite que o óleo chegue ao meio ambiente contaminando e degradando todos os locais por onde passa. Primeiro o óleo de cozinha entope os encanamentos residenciais, retendo restos de alimentos, o que atrai ratos e baratas para a tubulação da sua casa. Em seguida este óleo chega a rede pública de esgoto, causando entupimentos em maiores proporções e gerando ainda mais a proliferação de ratos e baratas. Por fim, este óleo chega aos rios e impermeabiliza seu solo e sua superfície, o que diretamente sufoca a água eliminando todo o oxigênio existente, causando a morte dos peixes e da vegetação aquática e por consequência do rio. Isso tudo deixa de acontecer assim que este óleo é encaminhado para um ponto de troca!


*Informações extraídas do site Instituto Triângulo http://triangulo.org.br/triangulo/institucional/index.php