sexta-feira, 31 de maio de 2019

Conselho Mirim



GESTÃO ESCOLAR DA EMEB VICENTE DE CARVALHO CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DE 2 A 5 ANOS: MEMBROS DO CONSELHO MIRIM.

     Por considerarmos que a participação nas decisões ajuda na construção efetiva de práticas de cidadania e respeito às regras e às pessoas, a equipe escolar acolheu a proposta da retomada do Conselho Mirim. Para encarar esse desafio, todo o grupo escolar tem se empenhado para fortalecer e contribuir com esta prática.
     A constituição do Conselho Mirim vem com a proposta de possibilitar a colaboração das crianças, permitindo que as mesmas expressem seus gostos, necessidades, percepções, exponham suas ideias e reivindicações de maneira democrática, representando não apenas pedidos individuais, mas coletivos. A escuta das crianças nas reuniões vem trazendo ao contexto escolar muitas contribuições, sendo para elas uma experiência de cidadania repleta de aprendizagens.
     Nosso grande desafio será colocar em prática as demandas levantadas nas assembleias do Conselho Deliberativo, levando em consideração que o mesmo é formado por crianças e que suas reivindicações podem mudar a rotina e as decisões da gestão da escola, por possuírem uma visão diferente das do adulto e que precisam ser levadas em consideração.
     Na primeira quinzena de abril as professoras realizaram rodas de conversa com o tema “Conselho Mirim”. A fim de indicar os dois representantes de cada turma (duas turmas contam excepcionalmente com três representantes), as professoras explicaram às crianças o que é uma assembleia, sobre a importância de ter representantes e que as assembleias serão com a diretora Enita e a oficial de escola Bruna.
     As reuniões ocorrem quinzenalmente, às terças feiras.   



1ª Reunião – 14/05/2019
     Todos os alunos elogiaram espontaneamente o garrafão de água nas salas de aula, comentando que foi uma boa ideia. Elogiaram também a compra dos novos brinquedos: pula-pirata, pula-macaco, massinha (entre outros); a nova pintura feita nos muros externos da escola e o serviço de roçagem realizado nos dias que antecederam a reunião.
     Mostraram preocupação com a dengue e debateram práticas que podem ajudar no combate ao mosquito transmissor da doença.
     Estavam chocados, muito tristes com o roubo das torneiras (ocorrido no fim de semana anterior à reunião), sugerindo instalar mais cadeados nas portas, aumentar a altura dos muros e colocar espinhos no muro (arame farpado). 
     Entre as demandas apresentadas na primeira reunião estão: a maior limpeza das salas de aula, troca de ventilador quebrado, mais livros para o acervo da escola (também foram orientados sobre os cuidados necessários com os livros), aumentar a quantidade de alimentos na colação (principalmente quando é bolinho, melão e banana), solicitação de novos  brinquedos (como patinete, skate, bicicleta, motocas grandes), ampliação do parque de areia, reparo no teto do trenzinho (brinquedo localizado na área externa da escola), construção de um laboratório de animais e instalação de uma rede de proteção no teto da quadra para impedir perda de bolas.